
Duas coisas chamam a atenção no universo digital: a rapidez com que uma mensagem chega ao usuário e é compartilhada, e a oportunidade de alcançar pessoas além do seu limite periférico e geográfico.
Com a internet e o aumento do uso das redes sociais, surgiram as mídias sociais, um meio através do qual as marcas e empresas podem criar diálogos e manter relacionamento com seu consumidor.
Essa oportunidade ajudou também o pequeno empresário, o lojista, o dono da padaria, a doceira... há espaço e oportunidade para todos. É uma democracia.
Claro que o ideal é ter um apelo visual adequado, regularidade nas postagens, estratégias e investimento em campanhas no Facebook, Ad words e até no LinkedIn dependendo do segmento, mas dá para inicialmente o pequeno empresário ter uma página e gerar negócios através das postagens e interações com seus curtidores enquanto guarda capital para voos maiores em um segundo momento.
Neste cenário, surge também oportunidade para o profissional de marketing digital. Enquanto muitos estão atrás de grandes contas, os jobs pequenos estão ali, quase que sem ninguém na disputa de sua atenção. Mais do que números altíssimos em curtidas, é gratificante ver que o objetivo proposto foi alcançado e que o número de pessoas que circulam no estabelecimento aumentou, o número do pedido de docinhos exigiu contratar mais mão de obra, os depoimentos de quem compra, ou é atendido, aumentam exponencialmente e espontaneamente, agregando um valor que não cabe no R.O.I (Retorno sobre Investimento), mas está ligado diretamente ao R.O.E (Retorno sobre Engajamento).
Não se engane, até marcas grandes estão em busca desse retorno. Afinal, essa é a comunicação de resultado. É a comunicação que faz com que sua marca ou empresa seja lembrada e referenciada pelos influenciadores dos seus novos e potenciais clientes. Pense nisso!
Marcia Ceschini é Especialista em Gerenciamento de Marketing, Sócia e Consultora de Comunicação e Marketing Digital na Ceschini Consultoria, Professora da Pós Graduação nos cursos digitais do SENAC São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Bauru e Idealizadora e Gestora do Papos na Rede.
---------------------------------------------
Nota: As idéias e opiniões contidas no texto são de responsabilidade do autor, não expressando, necessariamente, os valores e sentimentos da Mazzi Comunicação Integrada.