Já pensou em como seria bom se existisse uma única receita de marketing digital que se adaptasse à realidade de cada negócio e garantisse um ótimo retorno para todo mundo?
É inegável que as redes sociais representam um grande ganho para todos os empreendedores que não têm recursos financeiros para usar as grandes mídias e alcançar muita gente, mas é preciso saber usar cada uma das ferramentas que estão disponíveis para conseguir alavancar seus resultados.
Logo de cara te digo que não existe fórmula de sucesso nas redes sociais, mas isso não quer dizer que não existam boas dicas para que você chegue ao modelo ideal no seu negócio.
Saiba o que fazer para começar:
Conheça o segmento do seu produto ou serviço:
O que você faz pode ajudar a resolver o problema de muita gente. Quando você conhece o problema e tem a solução para oferecer, fica mais fácil de divulgar o seu produto ou serviço.
Saber quem são e como se posicionam os seus concorrentes também ajuda a encontrar os diferenciais do seu negócio. E este pode ser um caminho interessante para trilhar.
Conheça o seu público:
Detalhe o seu público! Identifique o seu público alvo (faixa etária, localização, classe social,etc) e descreva-o em todas as suas características (já ouviu falar de persona? é isso!). Ganhe muito tempo e possibilidades de negócios sabendo exatamente quem você quer que conheça a sua marca.
Produza conteúdos relevantes:
Utilize todo o seu conhecimento sobre o setor e sobre o seu público e produza conteúdo relevante para entregar. Divida seus aprendizados, compartilhe informações úteis, ofereça seus produtos ou serviços, mas faça isso em diversos formatos (imagens, textos, vídeos, fotos, materiais de estudo, palestras e workshops, etc).
Existem profissionais especializados em traduzir tudo isso em conteúdo de qualidade para o seu público, a Mazzi pode te ajudar.
Analise dados:
Aproveite todos os dados disponibilizados pelas plataformas e entenda o que dá certo para o seu negócio. Avalie o alcance e, principalmente, o engajamento de suas publicações. Calibre o que está quase lá, e aperfeiçoe o que não está tão perto assim.
Saiba investir:
Não acredite em todas as sugestões que as redes te dão. Conseguir o jeito certo de investir demanda testes e não dá pra investir muito dinheiro sem saber se isso trará resultados.
A dica aqui é experimentar tudo: segmentação de público, formatos e conteúdos.
Atualize-se:
Leia, pesquise e participe de workshops, webinários, palestras e encontros sobre o tema. Baixe materiais e, mais uma vez, faça testes.
Se você já faz tudo isso e não o resultado não aparece, reveja cuidadosamente todos os pontos, recomece e crie novos gatilhos.
Será que você está falando com o público certo? Seus conteúdos são relevantes? Você analisa os dados para entender o que pode estar acontecendo?
Se ainda assim, as dúvidas aparecerem, fale com os nossos especialistas!
Ficaremos felizes em ajudar: contato@mazzicomunica.com.br