MAZZI COMUNICAÇÃO INTEGRADA

contato@mazzicomunica.com.br

Marina  - Tel: 011- 9 8203-9903   

Ricardo - Tel: 011- 9 6431-0372  

 

soon-873316_960_720.png

Fale com a gente!

  • Facebook - White Circle

O que é privado e público? O Facebook sabe!

17 Mar 2017

 

Na última semana, além de lista do Janot, reforma de previdência e greve geral dos servidores público, um outro tema tomou a discussão nas redes sociais. Você deve ter visto alguém postar isso:

 

“É amanhã… a partir de amanhã as suas publicações, fotos ou até mesmo mensagens que você excluiu serão públicas para todo mundo. Basta colar isso no seu mural, se você não autoriza o facebook a postar sua privacidade (copie e cole no seu mural não pode compartilhar). Eu não autorizo o facebook a tirar minha privacidade

– Copie e Cole .. (Não Compartilhar)”

 

Lógico que o nosso querido Mark, está lá agora, nesse exato momento, tentando imaginar qual o próximo passo para terminar de dominar o Mundo, o que, na opinião deste blog, está bem perto...Mas se apoderar do que não te serve mais ou você não quer mostrar a ninguém, não faz parte dos planos dele.

 

Primeiro, porque juridicamente o Facebook não pode tomar para si o que é claramente privado. E ao ingressar em qualquer rede, você pode não lembrar, mas categorizou o seu nível de exposição e deu ok aos termos e políticas de utilização, e lá, nas letras miúdas, dizia muito bem que isso é proibido.

 

“Temos políticas de dados e privacidade claras que dizem que tudo o que uma pessoa publica no Facebook é de propriedade dela e só ela é quem pode determinar os níveis de privacidade de suas publicações e informações na plataforma”, afirmou um porta-voz do Facebook em entrevista ao blog #VirouViral.

 

Mesmo que fosse verdade essa apropriação, simplesmente escrever no seu mural que você não autoriza, não tem nenhum efeito legal. Lembrando, você não leu, apertou o botão o rapidinho e deu aceite nos termos da rede. O que vale é o que lá está escrito e com a sua anuência.

 

Quer outro motivo para o Facebook não querer suas exclusões? Você não é tão importante assim. O que eles iriam fazer com as suas postagens antigas?

 

As pessoas, e me incluo nisso, tem o péssimo hábito de não ler as coisas, e sem saber o que realmente é verdade, se tornam suscetíveis a cair nesses tipos de conteúdos virais. Uma dica? Leia tudo antes de dar um ok. Depois você não terá como reclamar. Mas pelo sim e pelo não, não custa nada postar esse recado para o Facebook, o máximo que pode acontecer é esse ser apenas mais um post na sua timeline que todo mundo passou batido, como um monte que já fizemos.

 

“O mais curioso é que cada vez mais nossa vida passa por aquilo que postamos na rede social e as pessoas simplesmente não sabem as regras desse ambiente importante para a vida delas”, afirma o diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) e professor de direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Carlos Affonso.

 

Outra super dica, é mais fácil: pense bem antes do que postar, sua vida é sua vida, e ao menos que você goste de realities, não precisa colocar qualquer coisa no seu perfil para depois se arrepender. A diferença entre público e privado está cada vez mais tênue e assim a mistura de seus direitos também fica confusa. De novo, quem pensa bem, não tem o que temer pra frente (sem trocadilhos!).


 

Please reload

Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Siga
  • Facebook Basic Square